14 outubro 2023

O que é a Teologia Reformada?

Por Jonathan Master 

Você já fez ou recebeu as seguintes perguntas: Você é Reformado? Quando você se tornou Reformado? Esta é uma igreja Reformada? Essas perguntas são comuns, mas podem ser surpreendentemente difíceis de responder.

Então, o que é a teologia Reformada? Em seu nível mais básico, o termo Teologia Reformada refere-se às conclusões teológicas que decorrem da Reforma Protestante. Os primeiros reformadores, como Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio e João Calvino, tinham críticas afiadas e específicas à teologia católica romana do final da Idade Média. Os reformadores rejeitaram o ensino católico romano sobre a natureza da justificação e o lugar da fé salvadora individual. Eles também rejeitaram as reivindicações católicas romanas sobre a autoridade do papa, afirmando que somente a Bíblia detinha o lugar de autoridade final em discussões doutrinárias. Além disso, rejeitaram a compreensão católica romana da adoração e o lugar e significado dos sacramentos do batismo e da comunhão.

Hoje, quando o termo Teologia Reformada é usado, muitas vezes refere-se a algo menos histórico. Frequentemente, refere-se a uma teologia que reconhece a doutrina da predestinação e mantém uma visão elevada da Bíblia como a Palavra inerrante de Deus. Às vezes, também é identificada com os chamados Cinco Pontos do Calvinismo: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos. Esses são todos ensinamentos importantes da Tradição Reformada, mas não encapsulam completamente ou descrevem a Teologia Reformada.

Um melhor ponto de partida são cinco afirmações chamadas de Cinco Solas da Reforma. Esses cinco solas (sola é a palavra latina para "somente" ou "sozinho") são Sola Scriptura (somente a Escritura), Sola Fide (somente a fé), Sola Gratia (somente a graça), Solus Christus (somente Cristo) e Soli Deo Gloria (a glória somente a Deus). Juntas, essas solas expressam claramente as preocupações centrais da Reforma Protestante, que tratava tanto da adoração quanto da autoridade dentro da igreja, assim como da salvação individual. O "somente" em cada uma é vital e enfatiza a suficiência da Palavra de Deus e a natureza graciosa da salvação, recebida somente pela fé, em Cristo apenas. O último dos cinco solas, Soli Deo Gloria, é a consequência natural dos quatro primeiros. Ele nos lembra que a Teologia Reformada entende toda a vida em termos da glória de Deus. Ser Reformado em nosso pensamento é ser centrado em Deus. A salvação é do Senhor do início ao fim, e até mesmo nossa existência é um presente Dele.

A Teologia Reformada afirma os cinco solas com todas as suas implicações; reconhece a centralidade do pacto nos propósitos salvíficos de Deus; e é expressa em uma confissão de fé histórica e pública. Além dos cinco solas, há mais dois aspectos da Teologia Reformada a serem destacados. O primeiro é a doutrina do pacto. Nas Escrituras, vemos que Deus realiza seus propósitos salvíficos por meio de sucessivos pactos. De fato, a Bíblia fala de um "pacto eterno" abrangente, centrado na cruz de Cristo (Hebreus 13:20). Os pactos fornecem a estrutura bíblica para entender a obra de Deus em Cristo e seus tratos com seu povo ao longo da história. A centralidade dessa estrutura de pacto na Bíblia e na vida cristã dificilmente pode ser exagerada, e as ramificações para reconhecer esse tema central nas Escrituras são bastante significativas. De fato, esta é uma das razões pelas quais simplesmente enfatizar a predestinação, ou mesmo os cinco pontos do calvinismo, não faz justiça ao que significa ser um Cristão Reformado. A Teologia Reformada é uma teologia de toda a Bíblia, e o pacto é o quadro bíblico que mostra a unidade do Antigo Testamento e do Novo, centrando-se no Senhor Jesus Cristo.

Além disso, todas as expressões vibrantes e duradouras do Cristianismo Reformado têm confissões de fé que expressam suas convicções. As mais conhecidas das confissões maduras Reformadas incluem a Confissão Belga, o Catecismo de Heidelberg e os Cânones de Dort (que juntos são chamados de Três Formas de Unidade), e a Confissão de Westminster, que tem seus próprios catecismos. Desde seus primeiros dias, presumiu-se que a Teologia Reformada seria expressa em confissões de fé. Portanto, ser Reformado é ser confessional, e ser uma Igreja Reformada é ser um lugar onde uma dessas confissões históricas é professada, ensinada e seguida.

O que é a Teologia Reformada? É uma teologia que 1) afirma os cinco solas com todas as suas implicações; 2) reconhece a centralidade do pacto nos propósitos salvíficos de Deus; e 3) é expressa em uma confissão de fé histórica e pública.

A Teologia Reformada é uma bênção para o povo de Deus. Em nossa salvação, em nossa adoração, em nossas igrejas e em nossas famílias, Deus é soberano, e Ele está trabalhando para cumprir seus propósitos. A Deus seja toda a glória.
Oh, a profundidade das riquezas e da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são seus juízos e quão inescrutáveis são seus caminhos! "Pois quem conheceu a mente do Senhor, ou quem foi seu conselheiro?" "Ou quem deu a ele algum presente para que fosse recompensado?" Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém. (Romanos 11:33–36)
Fonte: Ligonier


0 comments:

Postar um comentário