A Bíblia nos oferece pelo menos 3 razões pelas quais Deus deixa de atender as orações que fazemos. Existem outros motivos além desses 3 pelos quais recebemos um "não" de Deus, como por exemplo a sua soberana, secreta e mui sábia vontade.
Entretanto, estas 3 razões são as mais comumente mencionadas na Bíblia para as negativas de Deus.
Razão 1: Motivação errada (Tiago 4.3)
As razões pelas quais fazemos as coisas é da maior importância para Deus. A razão final de tudo que fazemos deve ser a glória de Deus.
Assim, quando pedimos determinadas coisas, sem que tenhamos como motivação a glória de Deus, estamos, num certo sentido, praticando idolatria. Estamos colocando nossos interesses à frente da glória de Deus.
Não é errado pedir a Deus coisas que nos dão prazer e alegria, desde que sejam legítimas e verdadeiras. Entretanto, mesmo coisas legítimas podem se tornar ídolos.
Além disso, não poucas vezes pedimos coisas a Deus para satisfazer desejos secretos de vaidade, projeção, prestígio ou mesmo satisfação do nosso ego. Deus, que conhece nosso coração, vê os nossos motivos e não atende esses pedidos.
Porque você não aproveita esse momento para sondar seu coração? Você tem feito seus pedidos a Deus com as motivações corretas? Você deseja acima de tudo que Deus seja glorificado?
Razão 2: Falta de Fé (Tiago 1.6,7)
Outro fator que acarreta um "não" da parte de Deus é a falta de fé. Nesse contexto, fé é a confiança de que nosso Deus nos ama, é poderoso para atender nossos pedido e soberano para fazê-lo como desejar. É uma atitude humilde de aceitar qualquer que seja a sua resposta.
A falta de fé faz com que duvidemos, no íntimo do nosso coração, da existência de Deus e do seu interesse em nos ouvir. É um ceticismo profundo da alma quanto às promessas que Deus nos fez na Bíblia.
Quando parecer que o Senhor não vai atender o nosso pedido, sondemos o nosso coração: cremos de fato que Ele pode fazer o que pedimos? Confiamos no seu poder e na sua sabedoria? Estamos dispostos a aceitar qualquer que seja a sua resposta?
Por que você não aproveita esse momento para sondar seu coração? Você tem confiado e descansado na soberania e na sabedoria de Deus?
Razão 3: Pecados não tratados (Salmos 66.18)
Com o propósito de nos levar a autoexame, arrependimento, confissão e mudança de vida, nosso Deus com frequência nega os nosso pedidos, a fim de chamar a nossa atenção para o fato de que alguma coisa está errada no relacionamento com Ele.
Pecados que cometemos e dos quais nunca nos arrependemos - e, portanto, nunca confessados a Deus e aos envolvidos - são causa frequente de resposta negativa à oração.
Se Deus atendesse as orações de pessoas que vivem na prática do pecado e sem qualquer arrependimento, estaria validando o pecado delas. Se Deus nos dá uma resposta negativa, devemos proceder a um exame sincero de nossa vida, confessar todo pecado conhecido e abandonar toda prática pecaminosa.
Isso não significa que teremos de ser perfeitos moralmente para que Deus nos responda. Se fosse assim, nunca teríamos respostas.
O que Deus requer é que nos arrependamos e confessemos a Ele todos os pecados dos quais temos consciência. Somente pecados não confessados impedem respostas de oração.
Aproveite para sondar seu coração!
0 comments:
Postar um comentário