A perseverança dos santos é uma das verdades mais vitais e mais preciosas das Escrituras. Basicamente, esta doutrina significa duas coisas: (1) que os verdadeiramente salvos estão salvos para sempre e (2) que aqueles que permanecem na fé são verdadeiramente salvos.
Falsa segurança
Todos aqueles que serão salvos para sempre estão salvos por causa do que Cristo fez na cruz e pelo poder de Deus de mantê-los salvos. Conhecida como segurança eterna, esta verdade costuma ser expressa da seguinte maneira: "Uma vez salvo, salvo para sempre". Infelizmente, muitas pessoas acham que basta fazer uma confissão em algum momento da vida e elas estão salvas, mesmo que sua vida não dê frutos cristãos. Alguns acham que podem viver como o Diabo quer e ainda assim ser salvos, por causa da confissão que fizeram. Contudo, a verdadeira fé requer arrependimento verdadeiro (Mc 4:12; At 2:38; 20:21).
Verdadeira segurança
Os verdadeiros cristãos permanecem na fé é nas boas obras por toda a vida. Concluímos isso a partir da parábola do semeador, contada por Jesus (Mt 13:3-23; Mc 4:3-20; Lc 8:4-15). Apenas o quarto solo deu fruto, apesar do segundo e do terceiro terem mostrado vida (fé) por um curto período. O quarto solo simboliza o verdadeiro cristão. Dar fruto (isto é, permanecer na fé e nas boas obras) também é o sinal da fé verdadeira em João 15, onde Jesus afirma que somente o ramo que dá fruto é salvo (v. 5-6).
A fonte da segurança
Os cristãos não permanecem na fé por sua própria força. Pelo contrário, cada pessoa da Trindade trabalha para preservá-los. Em primeiro lugar, nossa salvação depende completamente da obra de Jesus, e não de nosso próprio mérito (compare Rm 3:21-26; 4:5-8; 8:1; Ef 2:8-9). Romanos 8:30 vai direto ao ponto: "Além disso, aos que ele predestinou, a estes também os chamou; e aos que ele chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou". A salvação é tão certa que Paulo fala de nossa glorificação futura no pretérito!
Os verdadeiros cristãos também permanecem na fé porque estão selados com o Espírito Santo, a garantia (Ef 1:13-14) das bênçãos prometidas por Deus, inclusive da vida eterna. Paulo tinha isso em mente ao dizer: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Ef 4:30). Deus Espírito nos dá a certeza da salvação no início de nossa vida espiritual e nos mantém na fé até o fim de nossa vida terrena (Jo 10:27; Rm 8:16; 1Jo 2:20,27; Jd 24).
João 10:27-29 ensina que os verdadeiros cristãos continuam ouvindo a voz do Senhor e seguindo-O, o que significa que eles permanecem na fé e nas boas obras. A suas ovelhas, o Senhor dá “a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as pode arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”. Mas será que, por vontade própria, um cristão não pode escolher sair da mão protetora de Jesus? Não. Um bom pastor não permite que suas ovelhas se percam. Jesus, nosso Bom Pastor, nos mantém protegidos do ladrão (Satanás) e de nós mesmos.
Autor: Daniel. B. Wallace
Fonte: Bíblia King James 1611 com Estudo Holman
25 julho 2020
Home »
Bíblia King James 1611 com Estudo Holman
,
cinco pontos do calvinismo
,
perseverança dos santos
,
salvação eterna
,
salvo para sempre
,
segurança da salvação
» A Perseverança dos Santos
0 comments:
Postar um comentário